Fornido
(1) Selênio: micromineral componente da enzima glutation-peroxidase, responsável pela metabolização dos hidroperóxidos formados a partir dos ácidos graxos poliinsaturados.
Óbvio. Só eu, na minha ignorância, não havia percebido. Era um SD (selênio-deficiente) havia muito tempo. Meses (ou anos) me encarando no espelho pela manhã e não notava: a maior cara de quem não vê um selênio há muito tempo!
Devia ser por isso que eu acordava algumas noites com uma sensação de secura na boca, o peito apertado. Selênio, claro! E aquele meu jeito de andar, ombro meio caído: selênio. E aquela gravata que todo mundo odiava, mas não falava nada... Não, aí era mau gosto mesmo.
Ainda tentei negociar:
- Tem certeza, doutor? Não seria quem sabe um cálcio, um potássio... Não gosto muito de banana, sabe?
- Não, não! É selênio, mesmo.
- E o ferro, como é que está o ferro? Parece que aquela virgulazinha ali tá meio adiantada...
- Não, nada de errado com o seu ferro, amigo. Ele me chama de amigo, o confiado (amigo não cobra consulta). - Acho até que você devia parar de levar ferro para casa. Rá, rá!
Muito engraçado! Tantos anos de estudo e não sabe que não se deve brincar desse jeito conosco, os fracos de selênio. E aí me lembrei: os assassinatos na Rua Gomes Morato, ano passado. Alguém pensou em dosar o selênio do suspeito? Ou mesmo das vítimas, que não se sabendo carentes de selênio poderiam ter provocado o assassino além do limite tolerável?
Digo mais: cidades inteiras, o mundo todo deveria ter seus níveis seleniais dosados. Melhor ainda, monitorados diariamente. Imagino que uma flutuação nos níveis possa ser tão perigoso quanto uma diminuição, apenas.
Pago a consulta (nessa hora cadê o amigo?), já me sentindo outra pessoa. Daqui para frente só me alimento com alimentos ricos, milionários em selênio. Que são quais, mesmo, me esqueço de perguntar. Em casa, abri correndo a Internet. Selênio: ampla distribuição na natureza, presente em quase todos os alimentos: carnes, produtos de origem animal e plantas, dependendo da concentração do solo. Deficiência extremamente rara.
Não. Definitivamente os assassinatos da Gomes Morato não estão relacionados ao selênio. Quanto ao meu terapeuta ortomolecular, ele que se cuide.