Um Macaco Fonia

Fornido

- Claro! Tava na cara! – disse ele, ao perscrutar os exames. Você está com deficiência de selênio (1).
(1) Selênio: micromineral componente da enzima glutation-peroxidase, responsável pela metabolização dos hidroperóxidos formados a partir dos ácidos graxos poliinsaturados.
Óbvio. Só eu, na minha ignorância, não havia percebido. Era um SD (selênio-deficiente) havia muito tempo. Meses (ou anos) me encarando no espelho pela manhã e não notava: a maior cara de quem não vê um selênio há muito tempo!
Devia ser por isso que eu acordava algumas noites com uma sensação de secura na boca, o peito apertado. Selênio, claro! E aquele meu jeito de andar, ombro meio caído: selênio. E aquela gravata que todo mundo odiava, mas não falava nada... Não, aí era mau gosto mesmo.
Ainda tentei negociar:
- Tem certeza, doutor? Não seria quem sabe um cálcio, um potássio... Não gosto muito de banana, sabe?
- Não, não! É selênio, mesmo.
- E o ferro, como é que está o ferro? Parece que aquela virgulazinha ali tá meio adiantada...
- Não, nada de errado com o seu ferro, amigo. Ele me chama de amigo, o confiado (amigo não cobra consulta). - Acho até que você devia parar de levar ferro para casa. Rá, rá!
Muito engraçado! Tantos anos de estudo e não sabe que não se deve brincar desse jeito conosco, os fracos de selênio. E aí me lembrei: os assassinatos na Rua Gomes Morato, ano passado. Alguém pensou em dosar o selênio do suspeito? Ou mesmo das vítimas, que não se sabendo carentes de selênio poderiam ter provocado o assassino além do limite tolerável?
Digo mais: cidades inteiras, o mundo todo deveria ter seus níveis seleniais dosados. Melhor ainda, monitorados diariamente. Imagino que uma flutuação nos níveis possa ser tão perigoso quanto uma diminuição, apenas.
Pago a consulta (nessa hora cadê o amigo?), já me sentindo outra pessoa. Daqui para frente só me alimento com alimentos ricos, milionários em selênio. Que são quais, mesmo, me esqueço de perguntar. Em casa, abri correndo a Internet. Selênio: ampla distribuição na natureza, presente em quase todos os alimentos: carnes, produtos de origem animal e plantas, dependendo da concentração do solo. Deficiência extremamente rara.
Não. Definitivamente os assassinatos da Gomes Morato não estão relacionados ao selênio. Quanto ao meu terapeuta ortomolecular, ele que se cuide.


 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.