Um Macaco Fonia

Mangaba

Densa mata do parque Mangaba Nacional Resort, situado no coração da metrópole. O chefe da delegação, um miamense da gema, ainda atrapalhado com algumas expressões em português (roumetíater, por exemplo), mostra ao grupo de turistas italianos - a maioria do Bexiga - espécimes preservados da flora e fauna nativa.
-Desde o início da manhã, ensina o rapaz, ouvimos o canto do “easy-way” por aqui.
Todos param para prestar atenção:
“Easy-way”! “Easy-way”! - cantam as aves no alto das copas.
-Se virarem agora seus binóculos para a esquerda...
O chefe aguarda alguns minutos para que decidam qual das mãos é a esquerda. O primeiro a se mexer é imitado pelos outros.
- ...poderão notar um belo espécime do papagaio do “be cool” amarelo. Originalmente, estes pássaros apresentavam plumagem esverdeada. Não se sabe ao certo o porquê, a maioria deles exibe hoje esse tom inteiro amarelado, além dum enorme fígado e urina cor de Coca-Cola.
-Oh! - exclamam os turistas em uníssono. Exceto um deles, ainda procurando à direita.
-Outra espécie interessante é a coruja-buraqueira. Vejam como giram a cabeça de um lado para outro. O velho truque da Linda Blair em “O Exorcista”. Só ainda não descobriram como vomitar verde.
-Oh!
-Ema!
-Oh!
-Ema, querida, por favor, me traz um copo d’água, que tá um calor danado aqui.
A moça espera o chefe engolir a água e leva o copinho plástico embora.
-Anta!
Os turistas esperam. Não querem cair na mesma pegadinha duas vezes. Há sim uma estranha anta ao lado deles, imóvel. Um dos turistas passa a mão com cuidado no pêlo pardacento do animal, sem perceber dois furos de grosso calibre.
-Atchim! - espirra forte, esperando não ter pegado uma antavirose.
-Au! Au! - recua latindo o animal assustado, arrastando parte do falso pelame na fuga. O guia olha pros lados, disfarçando o mal-estar. Continua:
-As árvores espinhosas vistas ao fundo, onde se lê inscrito “Pedro II ama Anastácia” no tronco avermelhado, são espécies plantadas do “pau-no-brasil”. Acorrentados nelas estão pequenos macacos, os famosos micos-leões golden.
-Oh!
-Em hipótese alguma toquem nesses animais. São muito perigosos. Há em média cinco advogados, que também dão em árvores, para cada um deles.
Dois pequenos turistas comentam que podem adquirir bichos iguaizinhos ao preço de 2 reais mais uma porção de fritas e qualquer sanduíche no McRonald na saída do parque. O guia evita mostrar os tucanos, olhares fixos, parados nas árvores, parte da mesma promoção. Os dois últimos tucanos de verdade foram mortos, intoxicados pela odorização artificial de jasmin.
-Vejam, um jacaré legítimo!
-Oh! - bradam todos, admirados.
O guia levanta a barra da calça e expõe o pé direito do sapato no cepo, orgulhoso, para que todos o admirem.
Espetada no bambu, uma cacatua voa.


 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.