Um Macaco Fonia

Vernizagem

Deveria ser curso universitário. Mas curso técnico também já serviria, com pouco menos de qualificação. Não, porque cara-de-pau não se aprende da noite para o dia! É uma coisa trabalhada, com anos de experiência para se atingir a perfeição. Obviamente há muitos talentos inatos, notadamente no gênero feminino. Traço evolutivo. Questão de sobrevivência. Desde tempos cavernosos, as mulheres precisavam fazer beiços para conseguir o que queriam de seus homens, mesmo que fosse uma boa sova de tacape, inclinação sado-maso também proveniente de tempos imemoriais.
Algum anti-evolucionista apressado poderia argumentar que o beiço diminuiu na espécie com o passar do tempo. É no aparente paradoxo, entretanto, que confirmamos Darwin: o beiço diminuiu proporcionalmente ao aumento da sutileza cara-de-pau. Não houve mais necessidade do evidente e manjado beiço. Deixamos isso para as criancinhas, ainda ingênuas na arte de iludir.
O verdadeiro pau-caráter é aquele de quem menos desconfiamos. Aquele de quem só ouvimos elogios, pelo menos abertamente. Já dizia o profeta: “Tremei nas bases quando ouvires que alguém é muito bonzinho!”. Não citarei seu nome, jurei confidência.
No pau-caratismo, como em todas as áreas, há os bem-sucedidos e os mal-sucedidos. Contudo, não se engane. Quem conhece mesmo da arte é sempre um bem-sucedido na vida. Há, porém, especializações no pau-caratismo (PC). Há aqueles que dominam a matéria principalmente para uso profissional. Outros se especializam no uso com finalidade amorosa. Mas o grão-mestre pau-caratista joga em todas as posições com a mesma destreza.
O único perigo real do pau-caráter é o deslize para a loucura. Porque às vezes consegue tal perfeição, que passa ele mesmo a acreditar na sua própria conversa. Agora, se você acha que o risco vale a pena, ainda não se sente com muita habilidade nesta área, mas deseja aperfeiçoar-se, aqui vai o

DECÁLOGO DO PAU-CARÁTER:

1) Nunca, em hipótese alguma, minta. O PC somente cria novas verdades. E acredita piamente nelas.
2) Treine a exaustão. Faça pequenos testes, como, por exemplo, criar – não mentir – a sua própria idade (não pouca coisa, isso todo mundo faz; diga, por exemplo, que você tem cinco anos com a maior seriedade, e se irrite profundamente se alguém duvidar).
3) Nunca se julgue o máximo em tudo. Afinal, o máximo não está aí para ser julgado!
4) Espelhe-se sempre nos melhores. Ou então carregue uma foto com você para o caso de não haver espelho por perto.
5) Admita pequenas falhas. Nos outros.
6) Nunca dê qualquer tipo de desculpa. Venda-a. E de preferência, bem caro.
7) Aprenda a ouvir as pessoas. A maneira correta de fazer isto é assentindo com a cabeça na maior seriedade (exceto no caso de piadas) enquanto pensa em coisas mais importantes do que as que estão sendo ditas, não esquecendo de salpicar um ou outro comentário, com frases neutras como: Não diga! Que coisa!
8) Faça pose de quem sabe tudo. É muito mais importante do que realmente saber sobre qualquer coisa.
9) Fale sempre com grande segurança. Aliás, não só fale, mas ande sempre com grandes seguranças (de firma especializada) perto de você.
10) Não esqueça de dois ditados, que devem ser combinados: “Ninguém é perfeito” e “Em toda regra há exceção”. Exemplo disso: você!


 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.