Um Macaco Fonia

Tá No Céu

-Percebeu? – perguntou, como introdução ao assunto.
-O que?
-É o quarto ou quinto estabelecimento em que nós entramos.
-E...
-E em todos eles quem me atende me chama de senhor. “Pois não, senhor”, “E pro senhor, o que vai ser?”, “Alguém já atendeu o senhor?”.
-Sim, e daí?
-Daí que há, não sei, um ou dois anos atrás, praticamente ninguém me chamava assim.
-Sei. E você está se sentindo velho por causa disso...
-Não é essa a questão. Velhos todos nós estamos sempre ficando. O que me incomoda é não saber por que de uma hora para outra passei a merecer essa honraria. É alguma ruga nova na cara? É a clareira na testa que abriu de vez? São os meus gestos, a minha fala?
-Sei lá. Nunca pensei nisso. E olha que já faz alguns anos que só me tratam dessa forma.
-Aí é que está! Alguém começou a chamar o senhor de senhor, o senhor não reagiu, e pronto! Pegou. É que nem apelido.
-Viu só?
-Vi! É por isso que eu vou reagir. Não vou deixar que isso aconteça comigo!
-Não. Eu disse: viu só? Você me usou como exemplo já me chamando de senhor!
-Tem certeza? – perguntou por pura educação ou talvez para disfarçar o desconcerto. Era líquido e certo que o seu interlocutor cruzara, há muito tempo, a fronteira senhorial.
-Não só tenho certeza como não me incomodei nem um pouco com isso. Você (disse ele com cuidado, para não acabar chamando-o também de senhor) vai ver! Isso é uma enorme besteira. Quando você (deu uma entonação exagerada ao pronome) se der conta, todos estarão lhe tratando assim. E aí deixará de ser esse problema todo que você (este último saiu quase gritado) está fazendo. Vai por mim!
-É, pode ser... Respondeu o novo senhor desanimado, não querendo parecer infantil (logo ele, um senhor, não ficava bem).
Não prolongaria a discussão. Provavelmente teria que se conformar. Lembrou-se de alguns senhores que faziam papel ridículo tentando se fazer passar por pessoas jovens. Não com ele. Teria, enfim, maturidade para enfrentar a transição. Despediu-se do outro adotando uma postura já meio envergada, cabisbaixo com o repentino peso dos anos desabando em suas costas.
Ou então eram seus suspensórios que estavam muito apertados. Ou quem sabe... Não, suas polainas não pesavam nada!


 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.