Um Macaco Fonia

Camaleão

Foi pouco antes do fim do jantar.
Novamente a mãe se enganara. Dera o potinho de ração do Igor para o Júnior.
Era a terceira vez na semana que Igor, o poodle toy, comia peru com batata salsa, já estava ficando meio enjoado.
Ao tentar retirar a ração do Júnior, porém, este ameaçou um choro.
O-ou, disse a mãe, vai começar de novo!
Júnior foi arroxeando, arroxeando, arroxeou. Estático, flácido, olhos arregalados mirando o teto.
Ignorar, foi o conselho do pediatra da família. Há coisas muito piores, explicou. A Portuguesa de Desportos, por exemplo, há três anos que amarga a segunda divisão.
A mãe lembrou do truque sugerido pelo médico: contar pra quem estivesse perto, em tom casual, o resumo de alguma novela do dia anterior. Começou com a das oito.
A irmã do meio a cada dois minutos conferia a respiração, enquanto pensava se teria direito à chupeta de Júnior – d”Os Incríveis” - como herança. Teria, no entanto, que desinfetá-la.
Jenifer, a irmã mais velha, disfarçava a tensão jogando Igor, ainda digerindo o peru com batata salsa, para o alto.
O pai, chegado tarde do trabalho, beijou distraído o filho violeta, e meteu-se na cama ao perceber que a mãe lavava a louça. Só estranhou as duas novelas: uma muda, na TV, e a outra, que a mãe repassava para Jenifer e a irmã do meio. “Então, Pedro Otávio (ai, meu Deus!) propõe a Estela casamento. Estela diz que sim, que ama Pedro Otávio, mas que seus dias de dançarina de boate (volta, desgraça!) são uma lembrança muito forte para ela.”
Devagar, Júnior parecia voltar a respirar. “Judite, a madrasta de Pedro Otávio sente-se terrivelmente enciumada e promete vingança, contratando um assassino de aluguel”.
No chão da cozinha Júnior, já rosado, sentou-se no colo da irmã do meio, ao lado de Jenifer, que segurava Igor (agora ele esverdeado) de pé pelas patas dianteiras. Prestavam a maior atenção na história.
Ao perceber a devoção da platéia, a mãe se animou: “Marlene, a irmã de criação de Estela a avisa das intenções de Judite, a má madrasta. Pedro é um ingênuo, Estela se queixa à irmã. Nunca irá perceber as verdadeiras intenções de Judite”. Igor levanta a pata (amparado pela mão de Jenifer): mãe, mãe! A mãe olha para o cachorro.
Que que é “ingênuo”?


 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.