Um Macaco Fonia

Com Fuso Horário


             Os membros da comunidade Umalacuna, uma das últimas tribos nômades do planeta (cujos habitantes vivem hoje quase todos no coração do continente africano, embora algumas famílias tenham sido encontradas às margens do intestino delgado) aguardam ansiosamente a vinda do Messias.
            Sim, porque não há como convencê-los a adotar o nosso salvador: muito baixinho, alegam, quando entrevistados a respeito, talvez atentos ao fato de que citar diferença de cor poderia parecer politicamente incorreto.
            E de fato, a tribo é constituída essencialmente de negros muito magros, com mais de dois metros de altura, o que, somando aos seus hábitos alimentares – alimentam-se somente de pequenas frutas parentes das nossas guabirobas, retiradas das copas das árvores com os próprios dentes, que mastigam com ruidoso gingado dos maxilares, além de um eventual guisado de fígado de mamíferos menores – torna difícil o contato com outros povos.
            O povo umalacunense adota, então, um calendário próprio. Ainda contam os dias de trás para frente, vivem os anos A.S.L.Q.F: “Antes de Seja-Lá-Quem-For”, visto que não têm a menor idéia do nome daquele que virá para salvá-los. Só torcem para que seu redentor não comece com a letra C, pela evidente confusão que iria provocar com o outro, mais famoso.
            Ao agendar um vôo (aconselhamos fortemente que não o faça) partindo do Brasil para essa região inóspita, lembre-se então de que deverá somar quatro horas e meia da diferença de longitude e, a partir daí ir descontando retrogradamente cada segundo do seu relógio.
            Só não chegue atrasado a compromissos. Pontualidade é sagrada para essa gente. Tornou-se famoso o incidente diplomático envolvendo um grupo de empresários norte-americanos que se atrasou para uma reunião com políticos locais. Felizmente, após meses de negociação, deram-se por satisfeitos de terem sido libertados praticamente ilesos.
            Afinal, pra que precisam de fígado?


 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.